Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Meu nome é Cristiano, uma das minhas principais formas de prazeres é uma boa discussão, é claro uma discussão amigável. Tenho muitas excentricidades, muitas vezes acabo sendo chato por elas, megalomaníaco, anormal, tenho alguns traços do que a psiquiatria relata por anti-social, crítico. Odeio que tentem me fazer ter comportamento análogo de outros. Apesar de tudo de vez em quando eu tenho que me encaixar no que chamam de sociedade. Acho bem complexo relatar quem sou eu, os relatos que posso fazer é apenas sobre o que tenho. Minhas qualidades, meus defeitos. Coisas que qualquer pessoa tem. Para saber o que sou é necessário me conhecer melhor, é bem complexo. As qualidades e defeitos em geral são estereotipados daí não acho necessário o meu relato. O mais importante, a saber, é que sou anormal.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Isaac Newton e sua Maçã

Terminei ontem a leitura do livro: Isaac Newton e sua Maçã de Kjartan Poskill. A provável intenção do autor é despertar o leitor pelo gosto à física, pois traz todo o conteúdo bem simplificado e de fácil compreensão. É meio que uma espécie de biografia do Isaac Newton, do qual o autor procura ser bem descontraído para não cansar muito o leitor.
Essa literatura é dedicada principalmente ao publico infanto-juvenil, algo que achei interessantíssimo foi na dedicatória que estava escrito: “Graças a vocês, o guitarrista cabeludo e barulhento, de jeans desbotados e esfarrapados, se tornou pouco a pouco um biógrafo de cientistas careca, de jeans desbotados e esfarrapados”. Claro isso não tem nada a ver com o tema, só destaquei isso por meus interesses óbvios aos que já me conhecem um pouquinho (sou metaleiro, como se diz vulgarmente).
Este livro não é um livro de física propriamente dito, mas sim de uma biografia de um cientista de física, traz apenas algumas das principais formulas de Newton.
É interessante por que o autor não se limita apenas a vida do cientista, mas conta sobre fatos históricos ocorrido no período, além de detalhes gerais, sobre outros assuntos também. É claro de forma que envolvam de alguma forma Newton


Newton segundo o livro (síntese):
Newton teve um péssimo começo, no início de quando foi para a escola de gramática (ao qual estudo até se formar), era um péssimo aluno, o último da sala.
Era sempre meio tímido até que de tanto os colegas lhe encherem a paciência ele estourou, tinha a personalidade muito forte, não agüentava criticas (motivos que o levaram a ter muitos atritos com outro cientista Robert Hooke), e então resolveu ser melhor do que todos em tudo, acabou sendo bem sucedido, ninguém conseguia ser tão bom como ele no colégio, Isaac lia muito, era super-esforçado.
Então vai para a universidade, ao se formar já lançou o Teorema do Binômio, Tangentes, Gravidade, Cálculo diferencial, Cores, Calculo integral.
Isaac recebeu muitas criticas de Hooke, o que odiava. Até evitou espalhar muito sobre isso. Ele era muito religioso, até que começou a ter algumas dúvidas sobre a bíblia, mas preferiu guardar para si, assim escapando da forca, ou algo análogo. Além das praticas de Alquimia que poderiam proporcionar para ele um desses fins. Então ele procurava manter a maioria das coisas em segredo, muita coisa que ele fez foi perdida.
Isaac nos ajudou muito no desenvolvimento da física, devemos muito a esse gênio doido e estressado.

Não quis prolongar muito esse resumo então coloquei apenas o que achei importante, se quiser saber mais sobre Newton, pode me perguntar ou então leia a biografia dele. (Me refiro a biografia de Newton).

Nenhum comentário: